Qual receita está procurando?

quinta-feira, 30 de julho de 2015

SALAME DE POLVO EM AZEITE DE ERVAS


Ingredientes
320g de polvo cozido (usei 10 tentáculos grandes)
1 cebola (além da cebola, usei laranja, abacaxi e 100ml de shoyu)
Para o azeite de ervas:
50ml de azeite extra virgem (usei 200ml)
Tomilho  1/10 do molho (usei 3/10)
1 dente de alho (usei 2 grandes)
Salsinha 1/8 do molho (usei 2/8)
Manjericão 1/8 do molho (usei 2/8, usei também algumas folhas de sálvia e 3 galhinhos de alecrim)

Modo de preparo
Primeiro passo é limpar e cozinhar o polvo. Lave bem os tentáculos em água corrente e coloque todos numa panela…
Coloque a cebola, a laranja, o abacaxi e o shoyu. Cubra tudo com água e leve ao fogo (observe q eu coloquei 2 laranjas, 2 rodelas de abacaxi e 2 cebolas, é que cozinhei 5 quilos de polvo, se você cozinhar só os 10 tentáculos, use 1 de cada)
Quando começar a ferver, marque 1 hora e faça o teste do garfo. Se o polvo soltar fácil e não ficar preso no garfo, indica que ele já está bem macio. Caso contrário, deixe mais um pouco no fogo). Escorra e deixe amornar. O polvo é rico em colágeno, e é esse colágeno que vai manter os tentáculos grudados um no outro. Ainda morno, pegue cada tentáculo e corte a ponta mais fina, deixando todos do mesmo tamanho. Numa superfície plana, abra o filme plástico e coloque 5 tentáculos…
Comece enrolando o filme plástico no polvo e vá apertando e enrolando, para que ele tome a forma “cilíndrica”. enrole as pontas para que ele fique bem apertado…
Repita a operação e forme dois “salames”. Leve ao congelador até a hora de servir (você pode fazer os salames com antecedência e congelá-los, do dia de servir retire do freezer e coloque-os na geladeira)…
Não sei se vocês sabem, mas o azeite a uma temperatura de 60° libera todo o sabor e aroma das ervas. Então, se você tiver um termômetro próprio para culinária, chegou a hora de usá-lo. Coloque o azeite numa panelinha e leve ao fogo baixo…acompanhe a temperatura com o termômetro…
Lave bem as ervas e seque-as num pano limpo ou na toalha de papel… Quando chegar a temperatura de 60° desligue o fogo e coloque as ervas…
Tampe a panela e deixe que elas librem seu sabor e deixem o azeite bem aromático…
Depois de algumas horas, coe o azeite e coloque num recipiente. Lá no curso, vi que o Jonatas colocou o azeite numa garrafinha própria para colocar soro, que vende em loja de material hospitalar (fui na loja e comprei umas 3 pra guardar). Essa garrafinha tem um bico longo e fino, ideal para decorar os pratos (fica a dica aí para vocês)…
Um pouco antes de servir, retire o salame da geladeira… retire o filme plástico que está envolvendo ele e corte a primeira fatia (que é irregular) e dispense. Corte fatias fininhas e arrume nos pratos. Coloque 5 fatias de salaminho de polvo em cada prato, regue com bastante azeite de ervas, salpique algumas gotinhas de shoyu e coloque um pouco de flor de sal (ou sal normal, mesmo!) . Enfeite com algumas folhinhas de manjericão ou brotos de beterraba…
O polvo fica muito macio e o azeite de ervas deixa o prato com o sabor único! Essa entradinha é deliciosa, para quem gosta dessa iguaria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta receita? Deixe aqui seu comentário