Qual receita está procurando?

domingo, 12 de julho de 2015

PÃO SÍRIO NA FRIGIDEEIRA

Ingredientes
Serve: 8 
270 ml de água morna (45 °C)
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo
1 e 1/2 colher (chá) de açúcar
1 e 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco (2 envelopes).

Modo de preparo

Em um recipiente misture todos os ingredientes, primeiros os secos e depois os líquidos. Leve a massa para bancada levemente enfarinhada e sove bem até agregar todos os ingredientes deixando uma massa úmida mas que não grude nos dedos (se precisar mais água ou farinha coloque com cuidado e aos poucos). Leve a massa para descansar por 20 a 30 min em um ambiente mais quentinho (forno desligado ou micro-ondas). Quando a massa tiver crescido tempo suficiente.

Coloque a massa em uma superfície levemente polvilhada com farinha. Abra e estique a massa com cuidado, formando uma corda de 25 cm. Com uma faca afiada, divida a massa em 8 pedaços. Forme uma bola lisa com cada pedaço. Com um rolo de macarrão, abra cada bola, formando círculos de 15 a 20 centímetros. Reserve-os em uma superfície de trabalho levemente polvilhada com farinha. Cubra com um pano. Deixe os pães crescerem cerca de 20 minutos até ficarem um pouco inchados.
 Leve em uma frigideira de Teflon aquecida, untada (com a ajuda de papel toalha) de azeite e cubra com uma tampa. Em 1 ou 2 min verifique se já pode virar, se puder vire e asse do outro lado.
Se preferir asse no forno.
Preaqueça o forno a 260 °C. Coloque 2 ou 3 pães em uma grade (do tipo usada para esfriar bolos). Coloque a grade diretamente sobre a grelha do forno. Asse os pães por 4 a 5 minutos até que inchem e a parte de cima comece a dourar. Retire-os do forno e passe-os imediatamente para um saco de papel fechado ou cubra-os com um pano úmido até que amoleçam.
Depois que os pães amolecerem, corte-os ao meio ou abra a borda superior para ter pães inteiros ou pela metade. Eles podem ser armazenados em um saco plástico zip na geladeira por vários dias ou no congelador por 1 ou 2 meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta receita? Deixe aqui seu comentário