Qual receita está procurando?

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Bolo bem casado



Pão de ló
5 ovos
5 colheres cheias de açúcar
5 colheres cheias de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento químico para bolo
Na batedeira, bata em velocidade média os ovos e o açúcar, até dobrar de volume (deixei uns 10 min, precisa bater bem). Desligue a batedeira, acrescente a farinha de trigo misturada ao fermento, peneirados, e misture delicadamente com um colher, apenas até misturar bem. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido
a 180° C por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito para conferir se está assado. Após assado, retire do forno, desenforme com cuidado e deixe esfriar por algumas horas. Já completamente frio, corte o bolo no meio com uma faca grande serrilhada (aquelas de pão são ótimas) para obter dois discos. Reserve. Muita delicadeza durante todo o processo com o pão de ló.
Recheio
2 latas de leite condensado cozidas (panela de pressão por 40 min e tem que esperar esfriar totalmente, de um dia para o outro)

Calda
1 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de água fervente

Açúcar de confeiteiro para decorar

Prepare a massa de pão de ló como indicado na receita. Na hora de assar, em forma untada e enfarinhada, você precisa dividir a massa em três partes, para obter três discos de pão de ló. Se você tiver três formas iguais, coloque a primeira no forno (preaquecido a 180º C), fique de olho para quando o bolo estiver assado, isso é coisa de 10 min) e repita o processo com as outras duas formas, sem desligar o forno. Caso você só tenha uma forma - como eu -, use a mesma para os três discos, lavando-a entre uma troca e outra. A vida é assim mesmo. Prepare a calda enquanto os bolos esfriam.
Calda: coloque o açúcar na água fervente - fora do fogo - e misture até ficar homogêneo.
Montagem: discos de pão de ló assados e frios, coloque o primeiro disco no prato de bolo, regue com a calda e espalhe uma lata de leite condensado cozida. Acomode por cima o segundo disco de pão de ló, com cuidado, regue com a calda e use a outra lata de leite condensado cozida por cima. Finalize com o terceiro disco de bolo, regue com o que restou da calda - com parcimônia, sem deixar encharcado - e polvilhe por cima o açúcar de confeiteiro, com a ajuda de uma peneirinha.