Qual receita está procurando?

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Geléia de Pimenta



A pimenta pode te ajudar a emagrecer
Há quem adore e quem torça o nariz para pratos que levam pimenta em sua preparação. Mas saiba que além de um tempero delicioso, a pimenta ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer e ainda pode ser uma aliada no processo de emagrecimento.

As pimentas pertencem à família Solanaceae e ao gênero Capsicum e são cultivadas principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás.

Além desses estados, o Rio Grande do Sul também é popular pelo cultivo de pimenta, é neste estado que fica o município de Turuçu, conhecido como a capital brasileira da pimenta vermelha.

Entre os diversos tipos, as variedades mais cultivadas no Brasil são: a pimenta malagueta, pimenta dedo-de-moça, pimenta comari, pimenta de cheiro, pimenta chifre de veado e a pimenta do reino.
Quem inclui a pimenta no seu dia-a-dia está levando além de sabor a sua mesa, também saúde para a sua família.

A capsiacina, substância que dá a característica de ardência é a principal responsável pelos benefícios da pimenta à saúde. Ela pode atuar como anticoagulante, ajudando na desobstrução dos vasos sanguíneos. Além de ser um poderoso vasodilatador, sendo eficaz no alívio das dores de cabeça.

Porém, ainda falta determinar quanto é necessário consumir para que a pimenta traga todos esses benefícios.

Um estudo mostrou que o consumo freqüente de pimenta vermelha, em média 3g por dia, pode aumentar o metabolismo em até 20%, favorecendo o emagrecimento. Mas ela sozinha não vai fazer com que elimine peso, é importante que tenha uma dieta balanceada e pratique atividade física regularmente.

As pimentas contém bioflavonóides que podem ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer como o de próstata, por exemplo. São também alimentos altamente nutritivos, fonte de vitaminas A e C, ferro, cálcio, caroteno, niacina, riboflavina, tiamina e fibras.

Apesar dos benefícios da pimenta vermelha, é importante ressaltar que a ingestão excessiva pode provocar efeitos contrários aos esperados, sendo prejudiciais ao sistema digestório.
Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

http://cyberdiet.terra.com.br/a-pimenta-pode-te-ajudar-a-emagrecer-2-1-1-621.html?link=05



GELÉIA DE PIMENTA

Ingredientes

- Um litro de suco de maçã cozida
- Meio quilo de açúcar
- Duas pimentas



Modo de preparo:

O suco
Pique as maçãs. Deixe as sementes e o cabo. Coloque a mesma proporção de água: para um quilo de maçã, coloque um litro de água. Deixe cozinhar por mais de hora até o ponto em que daria para se fazer um purê.
Faça um teste para se certificar do ponto: pegue uma colher do fervido, espere esfriar e ponha em cima uma colher de álcool 92%. Se virar gelatina, está no ponto e o cozido de maçã já pode coado, em coador de pano mesmo.

A geléia
Separe um copo do litro de suco e ponha no liquidificador para bater as pimentas. A pimenta batida, mais o suco e o açúcar vão ao fogo por cerca de 40 minutos. Sempre mexendo a mistura. A temperatura certa fica entre 100 ºC e 101ºC. Atenção para o toque final: a geléia requer ainda uma substância ácida, que pode ser vinagre ou limão (80ml). Mexa uma última vez.
Quando levantar fervura de novo, é preciso checar o ponto, fazendo o teste do pratinho, que primeiro foi ao freezer. Então, na superfície gelada do prato, derrama-se um pouco da geléia. Coloque um pouco do doce, se ele enrugar está no ponto. Guarde em frascos esterilizados e com a tampa nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta receita? Deixe aqui seu comentário